Recortes de Jornal: “Guias promovem valores da solidariedade e educação”, Correio do Minho, 23 fevereiro 2014

Cm23fev14

Cerca de 600 raparigas, pertencentes a 20 companhias do distrito de Braga, participaram ontem à tarde, no Dia do Pensamento, no Parque das Taipas.
O encontro foi organizado pela Associação Guias de Portugal (AGP), e teve como finalidade assinalar os 167 anos do nascimento de Baden Powell, fundador do movimento escutista, e os 125 anos do nascimento da Chefe Mundial da Associação Mundial de Guias, Lady Baden Powell.
Outro dos objectivos foi a promoção de valores ligados à educação e à solidariedade.

“Todos os anos, por esta altura, realizamos actividades relacionadas com o Dia do Pensamento. Este ano o tema proposto pela Associação Mundial foi o de trabalhar o objectivo do Desenvolvimento do Milénio 2, que foi também proposto pelas Nações Unidas, e que tem a ver com a garantia de educação básica para todos” afirmou Sílvia Oliveira, comissária regional da AGP.

Nesse âmbito foram realizadas, ao longo da tarde, várias actividades que permitiram “sensibilizar as guias para o facto de existirem meninos e meninas em todo o mundo, que não têm acesso à escola”, salientou Sílvia Oliveira.
Cada participante dos jogos teve de entregar uma peça de material escolar, que depois foi entregue a crianças de famílias carenciadas. “Uma parte do material vai ser entregue a crianças da Escola Secundária das Taipas e outra parte, à junta de freguesia, através da Loja Social”, disse Sílvia Oliveira.

As actividades incluíram, ainda, um debate na Junta de Freguesia das Taipas sobre o acesso à educação, com a presença dos professores Carlos Matos e Cândida Ferreira. As actividades encerraram com uma missa com a presença do arcebispo primaz, D. Jorge Ortiga, na Escola Secundária das Taipas. A noite de ontem ficou reservada para o jantar partilhado e para a festa de aniversário dos fundadores do escutismo e da Associação Mundial de Guias.
O evento assinalou, também, o primeiro aniversário da criação da Companhia de Guias de São Lourenço de Sande, em Guimarães

In http://www.correiodominho.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.