“AÇÃO SACA-ROLHAS” recolhe 30 toneladas de rolhas e apoia instituições de solidariedade social

thumbnail_3rika

LISBOA – A Associação Guias de Portugal já recolheu 30 toneladas de rolhas de cortiça utilizadas, recuperando-as para um novo aproveitamento através de processos de reciclagem.

O projecto “Acção Saca-Rolhas”, começou em 2005 e tem duplo objectivo: contribuir para a preservação do ambiente, reaproveitando um recurso natural – a cortiça – e colaborar com instituições de solidariedade social, uma vez que o valor que resulta da venda das rolhas para nova utilização reverte integralmente a favor de uma das instituições selecionadas.

Com pontos de recolha nos distritos de Faro, Lisboa, Santarém, Porto, Viana do Castelo, Braga, Viseu, Açores e Madeira, as Guias de Portugal já receberam mais de 30 toneladas de rolhas de cortiça nos seus rolhões, o que permitiu apoiar várias instituições de solidariedade social em todo o país.

“A Associação Guias de Portugal foi pioneira na recolha de rolhas de cortiça junto da sociedade civil. Começámos em 2005 colocando rolhões construídos pelas próprias Guias, que ainda hoje, passados 10 anos, os distribuem em cafés, restaurantes, escolas ou unidades hoteleiras. Continuamos totalmente disponíveis para disponibilizar rolhões a todos os interessados”, refere Sara Nobre, Presidente da Associação Guias de Portugal.

Para além da recolha, a Associação Guias de Portugal tem realizado um conjunto de iniciativas de promoção da reciclagem das rolhas de cortiça, como a exposição “Da Bolota ao Projecto Acção Saca-Rolhas”, que decorreu no Centro Municipal de Interpretação Ambiental de Viana do Castelo e a “Feira da Rolha” que teve lugar nas Portas da Cidade de Ponta Delgada e na qual as Guias colocaram vários produtos em exposição, todos eles feitos a partir da reutilização de rolhas.

Portugal é o maior produtor mundial de cortiça e o principal país exportador de cortiça com uma quota de 65% do mercado mundial da exportação. A principal aplicação deste material é a rolha e a possibilidade da sua reciclagem aumenta os benefícios ambientais associados à sua utilização. Separar as rolhas, em casa ou num restaurante, é dar oportunidade para que este material seja reutilizado noutras aplicações.

Os interessados em contribuir para a recolha de rolhas da Associação Guias de Portugal podem contactar as Guias destes distritos e solicitar um rolhão, combinando o local e a data para a entrega. Posteriormente, as Guias fazem a substituição do rolhão e a recolha das rolhas.

In http://local.pt/portugal/lisboa/accao-saca-rolhas-recolhe-30-toneladas-de-rolhas-e-apoia-instituicoes-de-solidariedade-social/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.