Projeto Vozes Contra a Violência

DSC01853

No fim de semana alargado do 25 de abril tive a oportunidade de estar na formação Vozes contra a Violência. Esta formação tinha como objetivo introduzir o nosso projeto da Associação, parte do projeto global “Stop the Violence“, o qual já tive a oportunidade de ter contacto. A formação começou pela definição de alguns conceitos básicos e as dinâmicas utilizadas para abordar o tema foram extremamente bem conseguidas, numa organização conjunta entre os Comissariado Regionais de Braga, Viana do Castelo e Viseu.

Partilho em baixo uma das estratégias que pode ser utilizada em muitos momentos de avaliação que temos com as nossas guias, chamada a árvore dos porquês. Identificando na árvore o problema, o truque é fazer a pergunta “porquê?” e ir construindo as raízes dos porquês, até identificar a causa raiz do nosso problema.

DSC01854

Uma segunda parte da formação focou-se também no currículo (conjunto de atividades) que a WAGGGS (Associação Mundial das Guias) propõe para trabalharmos este tema com cada um dos ramos (diferentes idades). É um trabalho fantástico que levou cerca de 5 anos desde a definição de linhas orientadoras do plano de ação até à construção do conjunto de atividades focando a violência de género, adaptado a todas as idades das nossas guias.

Mas a nossa associação mundial foi ainda mais além, identificando ferramentas para medir a aplicação deste currículo, através de questinários antes e depois da realização das atividades para ter medidas concretas de impacto.

É uma realização pessoal ver a aplicação deste projecto na Associação Guias de Portugal porque sei os frutos que poderemos colher junto das nossas Guias. E tenho a certeza que o sentimento com que as dirigentes sairam desta formação, é exatamente aquele que eu própria senti, quando participei no Seminário Internacional Stop the Violence, em 2012. Nós podemos mudar o mundo, uma guia de cada vez.

Boa caça!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *