O Dia Mundial do Pensamento 2018 está aí a chegar

DMP_2018_artigo

Comemorado a 22 de fevereiro, dia de aniversário dos nossos fundadores, o Dia Mundial do Pensamento celebra desde 1926 o valor da amizade que carateriza o Guidismo à escala mundial, estando o movimento presente em 150 países.

É também uma oportunidade para alertar para temas da atualidade que afetam as raparigas e jovens mulheres e ainda para angariar fundos para apoiar a ação da Associação Mundial das Guias (WAGGGS) em todo o mundo, em particular com projetos de capacitação das raparigas nas mais variadas geografias do globo.

 

IMPACT é o tema deste ano

Todos os anos, o Dia Mundial do Pensamento tem associado um tema diferente, incentivando as Guias de todo o mundo a aprenderem mais e agirem sobre ele. Para apoiar esse objetivo é também anualmente desenvolvido um pacote de atividades adaptadas aos vários escalões etários.

Em 2018, o tema do Dia Mundial do Pensamento é “IMPACT” (impactar) e o pacote de atividades, que quando concluídas permitem a atribuição do respetivo badge (emblema), encontra-se disponível aqui

Impactar significa conseguir com a nossa ação ter efeito sobre algo, de que é um bom exemplo o projeto das Guias de Portugal “Vozes Contra a Violência”, uma iniciativa de educação para a cidadania que em Portugal envolveu mais de 80 escolas e cerca de 5000 participantes para serem vozes ativas contra a violência. (Mais informação sobre este projeto aqui

 

Contribuir para o Tostão Mundial

Associado ao Dia Mundial do Pensamento está também a angariação de verbas para apoiar o desenvolvimento do Guidismo.

Esta angariação, a que chamamos de Tostão Mundial, remonta a 1932 quando Lady Olave Baden-Powell escreveu uma carta a todas as Guias pedindo que contribuíssem com uma pequena moeda (a penny) para que o Guidismo pudesse ser implementado em mais países e por essa via contribuir para proporcionar às raparigas e jovens mulheres a oportunidade de desenvolverem plenamente o seu potencial como cidadãs universais responsáveis.

A ideia é simples: uma pequena moeda pode não parecer muito, mas 10 milhões de pequenas moedas podem fazer a diferença!

Ainda hoje o Tostão Mundial continua a ter esse propósito de fazer crescer o Guidismo no mundo ajudando a mudar muitas vidas! Mais informação disponível aqui

O Dia Mundial do Pensamento de 2018 completa assim o triénio Connect-Grow-Impact (Liga-te, Cresce, Impacta), culminando um importante esforço da Associação Mundial no sentido de levar o Guidismo a cada vez mais países e raparigas.

 

#THISISIMPACT

Como está a tua Patrulha, a tua Companhia, a tua Região a fazer a diferença na comunidade onde está inserida? Partilha o vosso impacto no Facebook, Twitter e Instagram usando as tags #WTD2018 e #ThisIsImpact para criarmos um mosaico de testemunhos verdadeiramente global.

In http://www.guiasdeportugal.org/index.php/noticias/329-dia-mundial-do-pensamento-2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *