A toca do Urso #13: “Estás de castigo, não vais às reuniões das Guias!”

DSC01242

Recorrentemente, uma das razões que os pais e mães das nossas Guias nos dão para faltarem às reuniões é “A Joaninha portou-se mal na escola, está de castigo”.

Compreendendo que os pais e mães das nossas Guias têm sempre a primeira e a última palavra no que diz respeito à educação das suas filhas, gostávamos de esclarecer porque achamos que castigar usando as Guias pode não ser benéfico.

No início do trimestre, em conjunto com as Guias é preparado o plano de progressão focando os seus interesses, mas também as suas necessidades e características. Como a própria palavra indica, “progressão” é lago que acontece ao longo do tempo, gradualmente. Ao faltarem a uma ou a mais reuniões, as Guias irão perder o fio condutor da sua progressão e ficarão também em falta nos conteúdos que o resto da patrulha já assimilou.

Do ponto de vista das dirigentes, é também extremamente difícil lidar com as faltas das Guias a um nível emocional, especialmente por as chefes retirarem muito do seu tempo pessoal para prepararem semanalmente todas as reuniões e atividades guidistas. Queremos e damos o nosso melhor para que todos os sábados, as nossas Guias tenham a oportunidade de se divertirem sempre com o objetivo de aprenderem e de contribuir para o seu desenvolvimento – usando educação não formal.

Por último, se uma menina gostar muito de ir à escola, os pais e mães não vão com certeza castigá-las dizendo que não vão à escola. Há certamente outras atividades e/ou tarefas que poderão ser utilizado para este propósito.

Obrigada por nos confiarem as vossas filhas.

Canhota

Urso Curioso

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *