Chefes das Guias de Portugal reúnem-se na Apúlia e patrulha participa em atividade internacional em agosto

DSC01325DSC01332

Este domingo, cerca de 50 dirigentes da Região de Braga da Associação Guias de Portugal reuniram-se na Casa do Povo da Apúlia para continuar o trabalho desenvolvido no ano guidista. A abordagem pedagógica do Guidismo combina a utilização de diversas ferramentas educativas, no sentido de alcançar o objetivo formativo do Guidismo: contribuir para o desenvolvimento do pleno potencial e harmoniosa identidade pessoal de cada rapariga. Entre algumas dessas ferramentas estão o compromisso, o sistema de patrulhas, atividades ao ar livre e serviço à comunidade.

A atividade mais próxima realiza-se já no próximo dia 21 de fevereiro, o Dia Mundial do Pensamento, atividade que liga os elementos desta associação a guias de todo o mundo. Este ano mais de 500 guias de Braga e do Porto irão estar em Riba de Ave fazendo atividades sobre o tema Conexão. O Dia Mundial do Pensamento comemora também o dia em que nasceram o fundador das Guias, Lord Baden-Powell (em 1857), e a Chefe Mundial, Lady Baden-Powell (1889). Foi este o dia escolhido para que, anualmente guias de todo o mundo pensassem umas nas outras. No Dia Mundial do Pensamento, as Guias de cada país, além de fazerem uma corrente mundial de pensamentos, põem em prática estes pensamentos na angariação de fundos para ajuda a outras Guias através da Associação Mundial, através do tostão mundial.

Nesta reunião foi também anunciada a participação de duas patrulhas de Braga na atividade internacional Roverway 2016, que se realizará em agosto em França. Guias da 7.ª Companhia de Braga (S. Victor), 1.ª Companhia de Pedome e Durrães vão ter a oportunidade de conhecer um novo país e ter a oportunidade de explorar diferentes culturas, partilhando a vivência Guidista e a sua perspetiva da missão da associação. Pretendem também experienciar a participação numa atividade internacional como guias, trabalhando as diferentes áreas do desenvolvimento: intelectual, social, emocional, espiritual, moral e física.

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *