A toca do Urso #9: Como explicar a aliens o que é ser Guia de Portugal? – parte 2

Aqui falamos um pouco sobre a AGP e o Ramo Avezinha. Não foi um mau início. Mas sei que os aliens ainda estão cheios de perguntas por fazer. Depois de saberem o que é, a segunda pergunta é “E o que é que fazes com as Guias?”. Suspiro e penso para mim primeiro, antes de responder: “Tanta coisa”.

Posso talvez começar pelas reuniões. Normalmente, as Guias reúnem-se uma vez por semana (usualmente ao fim-de-semana). Quando eu era Guia (antes de ser Dirigente), a minha Companhia costumava reunir aos Sábados à tarde. Companhia? Não, não tem nada a ver com vocabulário militar. Companhia é o nome dado a um grupo de guias numa determinada localidade e normalmente tem um número associado. Por exemplo, 7.ª Companhia de Braga.

Como estava a dizer todos os sábados, desde os meus 7 aninhos lá me reunia com a minha chefe e as restantes avezinhas para ter a nossa reunião semanal. E sim, há todo um cerimonial envolvido. Primeiro, e de longe o que nos identifica mais é irmos fardadas (ok, parece mesmo qualquer coisa militar, mas garanto que não é). A nossa farda (chamada “Farda de Campo”) consiste em sapatilhas escuras, calças de ganga simples, camisola ou t-shirt do trevo (própria da nossa Associação), cinto, lenço e anilha. Cada Ramo (já apresentei o Ramo Avezinha) está identificado por uma cor, mostrada no nosso lenço. Portanto, as Avezinhas têm um lenço amarelo, as Guias Aventura – lenço verde, as Guias Caravela – lenço laranja e as Guias Moinho – lenço branco com riscas azuis. Ui, que vocabulário é este. Altura para o nosso glossário:

Ramo Aventura: 2.º ramo da AGP, para raparigas dos 10 aos 14 anos e são identificadas pela cor VERDE do lenço (e claro aquela pré-adolescência gritante). Têm como símbolo a BÚSSOLA , que ajuda a encontrar o melhor TRILHO. As Guias Aventura agrupam-se em PATRULHAS de 6 a 8 raparigas que reunidas com as restantes patrulhas constituem a ODISSEIA. O Trilho é composto por várias etapas: Primeira Aventura, Escalada e Horizonte. As Guias Aventura podem ainda propôr-se a ESPECIALIDADES. (retirado daqui)

Ramo Caravela: 3.º ramo da AGP, para para raparigas dos 14 aos 17 anos e são identificadas pela cor LARANJA do lenço (sim e aqui dose extra de paciência para adolescentes). O seu símbolo é a CARAVELA e a sua progressão consiste numa EXPEDIÇÃO. Da mesma maneira que as Guias Aventura, as Guias Caravela são agrupadas em patrulhas de 6 a 8 Guias, que reunidas com as restantes patrulhas constituem a FROTA. A Expedição é composta pela Aparelhagem, Navegação e Exploração. Existem também ESPECIALIDADES para o Ramo Caravela. (retirado daqui)

Ramo Moinho: As Guias com 17 a 21 anos pertencem ao Ramo Moinho e este é o ramo mais independente visto que não tem diretamente uma dirigente a acompanhar o ramo, mas são orientadas pela Chefe de Companhia. A sua cor é o AZUL e o símbolo do ramo é MOINHO. Diferentemente dos dois ramo anteriores, podem fazer parte de uma patrulha de Guias Moinho entre 8 a 10 Guias.  A progressão do Ramo Moinho é composta por provas chamadas: Moinho em Construção, Moinho Branco e Moinho Azul. As Guias Moinho podem também propôr-se a ESPECIALIDADES. (retirado daqui)

 

E hoje ficamos por aqui!

Canhota Apertada

(Canhota? Falamos disto prá próxima)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *