A Toca do Urso #7: Glossário Guidista (em construção)

 

Glossário:

Acampamento: Atividade guidista entre os 5 e os 8 dias em que as Guias se juntam para conviver, aprender, partilhar e celebrar a natureza.

Associação Guias de Portugal (AGP): A Associação Guias de Portugal é a entidade que promove o Guidismo no nosso país. O Guidismo procura contribuir para a formação de carácter, através de uma pedagogia activa, baseada no jogo e promove ainda vivência de valores fundamentais. (retirado daqui)

Avezinhas: Raparigas pertencentes à AGP com 6 a 10 anos de idade.

Cargos: Função atribuída a cada guia pertencente a um ninho ou patrulha.

Educação não formal: Educação através do jogo.

Ninho: 4 a 6 Avezinhas formam um NINHO que reunidos com os restantes ninhos constituem o BANDO.

Ramo Avezinha: Ramo mais novo da AGP, com idades entre os 6 e os 10 anos, identificado com a cor AMARELA, por ser a cor do sol. Tem como símbolo o PINTAINHO, que ilustra o seu objetivo – VOAR. As dirigentes do Ramo Avezinha são chamadas Águias e as Corujas e têm como missão ajudar as Avezinhas a crescer no Ninho e no Bando. TORNAR-SE AVEZINHA é querer voar, ser alegre, ajudar os outros, cumprir as suas tarefas no Ninho, acampar, olhar a Natureza, ajudar em casa, conhecer o local onde vive… para fazer a sua PROMESSA DE AVEZINHA. Depois ela vai querer aprender coisas novas, para ser capaz de voar ao nível das árvores e atingir as ASAS VERDES. Para poder voar no céu, a Avezinha vai, então, fazer as provas das ASAS AZUIS, que a ajudam a tornar-se mais autónoma, mais capaz de tomar conta de si própria e de trabalhar com os outros. (retirado daqui) Depois de fazerem a sua promessa as Avezinhas podem propôr-se a realizadar ESPECIALIDADES.

Ramo Aventura: 2.º ramo da AGP, para raparigas dos 10 aos 14 anos e são identificadas pela cor VERDE do lenço (e claro aquela pré-adolescência gritante). Têm como símbolo a BÚSSOLA , que ajuda a encontrar o melhor TRILHO. As Guias Aventura agrupam-se em PATRULHAS de 6 a 8 raparigas que reunidas com as restantes patrulhas constituem a ODISSEIA. O Trilho é composto por várias etapas: Primeira Aventura, Escalada e Horizonte. As Guias Aventura podem ainda propôr-se a ESPECIALIDADES. (retirado daqui)

Ramo Caravela: 3.º ramo da AGP, para para raparigas dos 14 aos 17 anos e são identificadas pela cor LARANJA do lenço (sim e aqui dose extra de paciência para adolescentes). O seu símbolo é a CARAVELA e a sua progressão consiste numa EXPEDIÇÃO. Da mesma maneira que as Guias Aventura, as Guias Caravela são agrupadas em patrulhas de 6 a 8 Guias, que reunidas com as restantes patrulhas constituem a FROTA. A Expedição é composta pela Aparelhagem, Navegação e Exploração. Existem também ESPECIALIDADES para o Ramo Caravela. (retirado daqui)

Ramo Moinho: As Guias com 17 a 21 anos pertencem ao Ramo Moinho e este é o ramo mais independente visto que não tem diretamente uma dirigente a acompanhar o ramo, mas são orientadas pela Chefe de Companhia. A sua cor é o AZUL e o símbolo do ramo é MOINHO. Diferentemente dos dois ramo anteriores, podem fazer parte de uma patrulha de Guias Moinho entre 8 a 10 Guias.  A progressão do Ramo Moinho é composta por provas chamadas: Moinho em Construção, Moinho Branco e Moinho Azul. As Guias Moinho podem também propôr-se a ESPECIALIDADES. (retirado daqui)

2 thoughts on “A Toca do Urso #7: Glossário Guidista (em construção)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *