A toca do Urso #4

aTocadoUrso

“Many other studies have shown it takes only one person to help for others to join in.” In You are not so Smart de David McRaney

(tradução: Muitos outros estudos mostraram que só é precisa uma pessoa a ajudar para que os outros se juntem”.)

Esta é uma passagem de um livro que estou a ler e que me levou a pensar nas Guias. O livro fala basicamente de alguns truques que o nosso cérebro nos prega, e neste capítulo em específico fala sobre o Bystander Effect (Efeito Espetador). Começa por falar em alguns exemplos de como por vezes, as pessoas ficam bloqueadas perante certas situações, como por exemplo, avisos de terramotos ou inundações, revestidos por um efeito de calma. Ou quando por exemplo, vemos alguém com um problema no carro na berma da estrada, e pensamos “Podíamos parar para ajudar, mas de certeza que com tanta gente nesta estrada, alguém o vai ajudar”. E o que acontece na maior parte das vezes é que todas as pessoas pensam assim, e portanto, ninguém pára.

Claramente, isto não se passa com todas as pessoas, pois algumas delas, por exemplo, no caso dos desastres naturais já estão preparados para agir e não perdem tempo (como por exemplo, profissionais de saúde). Quanto ao segundo exemplo, será que conhecemos alguém na nossa rede de contactos que age perante a dificuldade de outros?

Gostava de apresentar um pequeno exemplo. Na Páscoa, depois um acampamento como tantos outros, uma companhia de guias teve um acidente de carro. Apesar de não ter sido grave, ninguém se ter magoado, a despesa associada ao arranjo do carro, que pertencia a um dos familiares da uma das dirigentes, foi estimado num valor bem avultado. Este incidente foi comunicado à patrulha regional. A história poderia ter acabado aqui. Mas não acabou.

As chefes de companhia em Conselho de Honra Regional decidiram que todas iriam fazer uma atividade de angariação de fundos durante o mês de maio cujo resultado reverteria para essa companhia. Mostraram aqui o sentido de Sempre Alerta que já falei aqui, e esperemos que as guias que estão em contacto connosco todas as semanas cresçam também com este sentido.

Bem, eu mesmo não estando ligada diretamente a uma das companhias, não quis ficar de fora. Então, convidei umas amigas (algumas delas guias também) e fizémos as deliciosas bolachinhas em baixo para que a companhia pudésse vender durante o fim-de-semana!

Canhotamarelinha

Urso Curioso

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *