A toca do Urso #3

aTocadoUrso

Hoje o tema é Sempre Alerta.
Vivemos num tempo, em que as jovens de hoje preocupam-se mais em como conseguirão o biquinho perfeito para a foto do facebook, do que propriamente com as pessoas que as rodeiam. Em que a quantidade de likes e shares, perguntas no ask e gifs no tumblr importam mais que um saudável jogo de futebol na rua, passeio de patins, ou ler um livro.
O que com isto eu quero dizer é que as nossas jovens têm muitas vezes as suas prioridades viradas para o seu umbigo, sem terem em consideração as pessoas que as rodeiam e que muitas vezes precisam delas.
Mas como poderemos nós consciencializar nas nossas raparigas o sentido de estarmos atentos ao outro, de nos preocuparmos? Para mim, a resposta é o respeito.

Com certeza que se aprendermos a respeitarmos as pessoas que nos rodeiam, a darmos importância ao seu papel na nossa vida e na vida dos outros, vamos conseguir identificar situações em que as nossas capacidades, atitudes, valores e conhecimentos podem ser úteis. Um excelente exemplo disso é quando uma patrulha de guias identifica na sua comunidade uma necessidade e tenta com o resto da patrulha identificar objetivos e estratégias que permitam colmatar essa necessidade, construindo um projeto de serviço.

Um bom exemplo de uma projeto de serviço é o projeto saca-rolhas, que envolve tanto uma componente social como ambiental. Podes ver mais informações sobre este projeto aqui.

One thought on “A toca do Urso #3

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *