A toca do Urso #10: Commission on the Status of Women

Este post dá uma pequena pausa na crónica “Como explicar a aliens o que é ser Guia de Portugal?”, porque “valores mais altos de levantam”.

Recentemente candidatei-me como Youth Delegate (Delegada Júnior) para a Commission on the Status of Women (CSW, Comissão no Estatuto da Mulher). O que é que isto significa? Bem, primeiro será necessário saber que a WAGGGS (a nossa associação mundial de Guias) tem uma delegação international de Guias que participa nesta comissão que se reúne anualmente em Nova Iorque. Isto significa que a Associação Mundial das Guias tem uma influência direta na tomada de decisões que dizem respeito às políticas mundiais relativamente a (por exemplo) igualdade de género.

No processo de seleção deste ano, a WAGGGS especificou que as participantes deveriam pertencer à lista de países que pertencem à Comissão neste ano. Esta é a lista de países. Como podem ver Portugal não faz parte desta lista. O que acontece é que pertencer a esta lista é rotativo, ou seja, num ano estão uns países, no ano seguinte, alguns permanecem, outros saem e outros entram na lista, dando assim a oportunidade a mais países trabalharem este assunto. A lista de países também contém uma representação justa de cada continente.

Bem, resumindo a minha candidatura, que foi apoiada pela Comissão Executiva da AGP, não foi aceite, mas foi-me feito o convite para participar como Remote Delegate (Delegada Remota). Isto significa que irei na mesma participar na Comissão mas remotamente: apoiando a equipa que vai representar a WAGGGS, participando nos grupos de trabalho, etc.

Fiquei bastante contente e com certeza que aceitei. =)

Mais novidades em breve.

Canhota

Urso Curioso

 

 

 

 

One thought on “A toca do Urso #10: Commission on the Status of Women

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *